Qual é a frequência em que usa seus pincéis, todos os dias, uma vez por semana, a cada quinze dias? Seus pincéis são de uso pessoal ou profissional? Já se imaginou carregando bactérias pra lá e pra cá? Nessa semana saiu uma matéria na Marie Claire sobre uma australiana que ficou paraplégica ao usar o pincel de maquiagem de uma amiga para cobrir uma espinha, e isso assustou muitas pessoas, mas calma não é necessário muita paranoia, alguns cuidados, porém são importantes e não devem ser esquecidos ou adiados.
O mais importante é a higienização de seus pincéis - seja entre um make e outro com uma limpeza rápida, seja fazendo a lavagem semanal (para profissionais que usam muito) ou quinzenal (para usuários comuns).
Outra dica interessante é não "contaminar" seus produtos em creme, para tal, eu coloco um pouco de base nas costas da mão e em seguida espalho no rosto, desta forma evito levar bactérias e sujeira que podem se proliferar dentro do tubo de base. Evito também compartilhar certas maquiagens como base, corretivo, meu flash iluminador, batom. Portanto não uso no meu rosto produtos de exposição nas lojas de maquiagem, pois ali há um contato muito grande com diferentes tipos de pessoas. O armazenamento da maquiagem também deve ser levado em consideração, guarde-a sempre em local fresco e arejado, nunca em local unido, umidade + maquiagem = fungo.
Mas deixando a neura de lado, higienizar os pincéis da forma correta, não somente evitarão qualquer problema de pele, como também farão com que a maquiagem fique mais bonita também.
Antes de lavar devemos separar os pincéis por tipo, comece pelos sintéticos, que são mais fáceis de limpar. Molhe as cerdas (com cuidado para não molhar o cabo), pinque um pouco de shampoo anti resíduo ou de sabonete líquido antibacteriano e esfregue nas mãos em movimentos de vai e vem e levemente circular. Manter o pincel inclinado na hora de esfregar e não usar muita força vão fazer seu pincel durar mais. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida.
|
Cuidado para não molhar a madeira ou a junta do metal com a madeira,
pois é ali que fica a cola que pode se dissolver com a água e
descolar o pincel. |
Para os de cerdas naturais, use o mesmo processo, mas em seguida, coloque um pouco de condicionador de cabelos na mão, faça o mesmo movimento de vai e vem e em seguida enxague com água corrente e dê forma ao pincel com os dedos.
Pincéis mistos, os Duo Fiber, devem ser lavados como se fossem de cerdas naturais (com condicionador) e se você tiver dificuldades para tirar a base das cerdas mais claras, experimente deixar de molho por alguns minutos antes da lavagem.
Outro que pode ser difícil de limpar é o pincel de batom Para deixá-lo limpinho, deixe-o de molho por alguns minutos em um demaquilante (isso vai tirar a oleosidade excessiva) antes da lavagem normal.
Depois de lavar os pincéis vem uma parte também importante do processo, que é a secagem deles, algumas pessoas com pressa coloca os pincéis ao sol ou usam secador de cabelo, isso não é recomendado, pois o sol resseca os fios e a madeira diminuindo a vida útil do pincel, já o secador pode tirar a percepção de umidade e você pode acabar guardando a peça úmida o que é um ambiente perfeito para a criação e proliferação de fungo.
O ideal é devolver a forma do pincel ainda úmido, retirar um pouco do excesso de água com uma toalha, (apenas dê uma leve pressionada com uma toalha seca, sem muita força e se esfregar) e coloca-los deitados sobre uma toalha seca. Os sintéticos, como não absorvem a água secam mais rapidamente, porém os naturais demoram mais, o recomendado é lavá-los de noite e deixá-los secar a noite toda.
|
Gosto de deixar os pincéis levemente inclinados para que a água saia
completamente deles, sem voltar para o cabo, porém tome cuidado para não
apoiar o peso nas sedas e com isso deformar os pinceis! |
Uma vez a cada trinta dias eu coloco uma colher de álcool em 200 ml de água e depois de lavar e enxaguar eu coloco o pincel nessa solução, espero alguns minutinhos e enxáguo como água corrente. A Jaclyn Hill falou um um vídeo no canal dela que sempre que ela usa o pincel em alguma cliente, ela passa álcool antes de usá-lo novamente no rosto de outra cliente para evitar passar algo de uma pele para a outra, como eu adorei a dica sempre faço isso.
A limpeza rápida é uma opção para se fazer entre um trabalho e outro ou mesmo quando você quer trocar de sombra e usar o mesmo pincel. Não se iluda: nenhuma forma de limpeza rápida substitui a higienização completa semanal ou quinzenal, de acordo com o uso dos seus pincéis e todas elas são mais agressivas que a lavagem convencional porque possuem compostos químicos.
A Make B tem um spray que é muito bom para a limpeza rápida, marcas como Sephora, M.A.C., Make Up Forever, Contém 1g, entre outras tem algum tipo de produto para a limpeza rápida.
Seguindo esses cuidados você vai garantir a vida útil de seus pinceis, como também a saúde da sua pele.
Confira a matéria da Marie Claire
clicando aqui.
E você o que faz para cuidar dos seus pinceis?
XoXo
Tami